14.2.07

FOMES HUMANAS




Joana Carolina Paro

A vida precisa ser nutrida, sem alimento ela perece...
A vida do corpo, da mente, do espírito, cada qual com suas necessidades, com suas fomes e seus desejos...
O corpo não se nutre apenas de comida, de água, ar e sol. o corpo tem fome de amor ... amor em forma de carícias, de toque, de abraços e beijos, em forma de dança, movimento, de banho gostoso , de cheiro de mato ,descanso, cuidados, respeito aos limites , sexo com prazer...
A mente tem fomes e fomes ! Como o corpo, precisa de sua dose diária de energia, tem fome de informação, de estímulos, de descobertas, de certezas, de dúvidas, de consciência e expansão, de criação... mas também tem fome de amor, amor num olhar de aceitação, um sinal de aprovação, na confiança, no elogio... enfim, na forma de reconhecimento de sua importância também para o outro, para as pessoas que ama, para sua família , para os amigos, para quem trabalha, para quem oferece trabalho, para sua comunidade....
Essa fome emocional de reconhecimento, só o ser humano pode saciar o ser humano! Não se compra o verdadeiro reconhecimento, não se exige ou cobra do outro,não pode ser negociado apenas para atingir interesses pessoais ou como meio de sedução.
O reconhecimento tem que ser tempero da vida, na sua dose certa e diária. tem que ser, em primeiro lugar, uma atitude interna de gratidão pela vida e tudo que ela nos oferece,uma reverência profunda por tudo que é vivo e pulsa no universo, por tudo que mantém a possibilidade da vida no planeta. por tudo que mantém o ser humano capaz de acreditar, de lutar, participando na construção de um mundo muito, muito melhor!
Como não se negocia, também nada custa a manifestação do reconhecimento da importância de cada ser em nossa vida, precisamos urgente aprender o elogio, o abraço , o agradecimento, a humildade de reconhecer que sem o outro nada somos, não temos qualquer referência, perdemos o sentido da existência, não temos como amar e receber amor, ingredientes fundamentais para saciar todas as fomes do ser humano e da vida do corpo, da vida da mente e da vida eterna do espírito.

Nenhum comentário: