18.9.07

ENVELHECER COM JUVENTUDE


Joana Carolina Paro


A gente nunca pensa em envelhecer enquanto é jovem.
A gente sempre acha que ainda é jovem para pensar em envelhecer...

Temos medo... Pavor... Horror só de pensar !
Alguns, não todos, claro!

Conheço inúmeras pessoas que envelhecem magnificamente aceitando e superando as limitações de seu tempo. Pessoas que vão revendo conceitos e valores, tornando-se menos preconceituosas, menos moralistas, mais flexíveis, transformando todo o conhecimento de uma vida em sabedoria de viver em equilíbrio consigo mesmas, com os outros e com o universo, sem julgamentos. Amorosamente acolhendo as imperfeições humanas e trazendo harmonia ao mundo.

Diz um ditado que morremos como vivemos. Então, temos que nos ocupar de como estamos vivendo e não nos pré-ocupar de como vamos morrer!
É isso que acredito : que fazemos nossas escolhas!

A expectativa de vida aumentou e o mercado está transbordando de ofertas de como não envelhecer, ou melhor, não desenvolver as doenças da velhice. Estamos cansados de saber sobre a necessidade de dieta equilibrada, exercícios físicos, interesses diversificados para manter os neurônios em atividade, amigos verdadeiros, família solidária, algum lazer, se possível um amor sensual sem conflitos, isso para manter a qualidade de vida na velhice. Tudo isso dá um imenso trabalho! Cuidados constantes, diários, rotineiros... Durante a jornada inteira.

Envelhecer com juventude é um grande lance!

Penso que isso é possível. Para mim, isso significa envelhecer com alegria e entusiasmo pela vida, é estar aberto às novas formas de cultura renovada pelas gerações, experimentar tudo que a vida oferece dentro de suas condições, conhecer seus limites e fazer deles cercas vivas cultivadas com primaveras num belo jardim. Significa adquirir o direito de fazer arte sem preocupar-se com o sucesso e as críticas, pelo simples prazer de ver as horas passarem descobrindo seus próprios traços, suas cores, sua poética de expressão na vida... Ir de encontro ao EU maior que nos habita...

É cultivar o amor incondicional a serviço do outro como instrumento de transformação do mundo. Ensinar as crianças e os jovens o valor de servir com amor a toda a humanidade. Ser revolucionário na sua linguagem de paz.

Envelhecer com juventude é transcender a aparência e penetrar na alma da vida, no seu verdadeiro sentido e finalmente cumprir a sua missão!





2 comentários:

Anônimo disse...

Jo! Como sempre, linda! Vc é uma das almas e sorrisos mais jovens que conheço, e vai ser assim por toda a sua vida. É ótimo estar ao seu lado! O texto ta maravilhoso. Mil bjokas

Cecilia Egreja disse...

Como é bom "adolescer" nossa criança, amadurecer nosso adolescente e rejuvenescer nossa maturidade!
Você tem a maturidade da alma e o coração leve de criança. Beijos