21.11.07

INSPIRAÇÃO LITERÁRIA


O jogo cósmico com suas surpresas coloca-nos em situações inusitadas que as vezes não fazem o menor sentido. Hoje, sabendo disso, já nem questiono muito por que caminhos ele me conduz, apenas vou... Depois entendo porque fui.

E foi nesse embalo que lá estava eu no primeiro salão do jornalista escritor, no Memorial da América Latina, em São Paulo, em pleno fim de semana do feriado de 15 de novembro!

Bem, talvez não tenha sido eu a única psicóloga alí presente, talvez mais algumas que também sonharam ser jornalista, como eu, quem sabe outras sonham ainda em ser escritoras, como eu! Mas eu estava lá com minha mais recente amiga de infância, a Cecilinha, poetisa e estudante de jornalismo, com certeza uma futura jornalista escritora como todos aqueles feras das palavras que nos encantaram e emocionaram com suas histórias de vida e depoimentos sobre os seus mais profundos sentimentos... Eu estava lá tentando descobrir o verdadeiro sentido de estar alí, saber o que fui buscar, e de repente entendi que eu estaria ali de qualquer forma, por qual caminho dos meus sonhos eu seguisse, nesse dia, estaria ali, sendo ou não uma profissional da área. Então... Senti-me extremamente à vontade entre meus pares...

Na platéia, uma geração abaixo da minha, no palco, o brilho das carecas e o prata dos cabelos dos grandes mestres do jornalismo literário, outra geração, acima da minha... Eu e Cecília entre poucos representantes da nossa geração, absorvendo o mel da experiência e a seiva da emoção

dos encontros. Presente do cosmo!

Encontrei minhas respostas... Aquelas que fui inconscientemente buscar!

Agora sei a razão de ter sido impedida por meu pai de fazer o curso de jornalismo e realizar meu sonho em plena ditadura militar... Eu jamais o teria realizado, de qualquer forma a ditadura e todas as formas de machismo não me concederiam a honra de estar entre os homens que fizeram a história do jornalismo em nosso país. Meu pai tinha razão, mesmo não sabendo disso.

Mas isso jamais impediu-me de escrever! É visceral escrever! Necessário.

E por incrível que pareça, fiz jornais na faculdade, escrevi vários artigos e crônicas para jornais de cidades por onde vivi, participei de três livros coletivos com poemas e crônicas e agora tenho esse blog! Uauuuuuuuuuuuu... Estou virando escritora!!!

Ouvindo todos os grandes jornalistas escritores que admiro e outros que conheci e passei a admirar, descobri também que nenhum deles fez faculdade de jornalismo, alguns tornaram-se jornalistas por acaso, sem nunca pensar nisso, e outros tornaram-se escritores por encomenda.

Mas todos sempre tiveram e continuam tendo uma paixão em comum, mais que uma paixão, uma missão: transformar o mundo em um lugar melhor através seu instrumento de trabalho!

E dessa paixão eu compartilho... Essa missão também é a minha...

Meu instrumento de trabalho também é a palavra, e preciso expandi-la e torná-la acessível ao mundo como potencial de transformação. Quero descobrir o canal de servir à humanidade através da inspiração que recebo do Universo e do conhecimento que adquiro com cada pessoa com quem trabalho e estudo, descobrir a linguagem simples que vai direto ao coração e a alma reconhece como verdade...

E vou começar por aqui, nesse espaço virtual... Quero conversar com você, meu amigo,minha amiga, pessoas que nunca vi, que nunca me viram e quem mais quiser participar! Quero escrever sobre coisas que vocês gostariam de ler... Viajar com vocês em busca da luz...

Então... Está tudo no seu devido lugar...

E eu, estou aqui...



Nenhum comentário: